Quem sou eu

Minha foto
Sou siméia Silva,professora de educaçao infantil e series inicias,tenho 27 anos formei no magistério em 2010... Amo de coração tudo isso ,aprendi muito com meus professores durante o curso e com as crianças que que me encantava com seus sorrisos e olhinhos cheios de esperanças,Portanto estarei postando meus trabalhos pedagógicos. Frase que nunca vou esquecer,que sempre ouvir dos meus colegas e professores .. "Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar e nem tão grande que não tenha o que aprender." Bjo da tia Siih

segunda-feira, 28 de março de 2011

Brincadeiras

As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar  para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
A partir de muitos referenciais teóricos, será possível observar uma série de conceitos importantes, visando o bom desenvolvimento da aprendizagem da criança de 0 a 6 anos e o papel de pais e educadores nesta função tão importante que é educar uma criança.
O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". 
 
 


Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.

Um comentário:

  1. Bacana seu blog! Já seguindo.
    Passa lá no nosso e se gostar siga também ;)

    Bjs

    www.mestrevirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir